top of page
Buscar
  • Foto do escritorAppKontrole

Livro Caixa e seus benefícios.


Em nosso Livro Caixa serão registrados todos os recebimentos seja em dinheiro, cartão de crédito, débito ou carteira receita oriundas de vendas e sempre são lançadas automaticamente, já os recebíveis oriundos de algum tipo de acordo que não é uma venda ou uma prestação e serviço, devem ser lançados manualmente além de também todas as intenções de pagamentos independente se será em dinheiro, cartão ou a famosa caderneta e lançados de forma cronológica.

O Livro Caixa se destina ao controle dos lançamentos exclusivos de entrada e saída, da conta Caixa da Empresa/Negócio, não devendo ser utilizado para o uso do caixa pessoal do proprietário ou proprietária, pois não tem essa finalidade, as contas não devem ser as mesmas.


Quando se inicia um NEGÓCIO/EMPRESA, ou no decorrer de suas atividades é sim necessário que ela possua um controle financeiro de seus lucros e despesas, pois somente assim saberá como anda seu negócio CRONOLÓGICAMENTE falando sobre a situação FINANCEIRA.


Neste livro é feito um controle da empresa, seja ela uma MEI ou outra categoria que pode também ser utilizado mesmo por pessoas que tem um negócio próprio de vendas ou prestação de serviço que ainda não está formalizado, fale com um contador caso não tenha uma empresa e veja as vantagens que você tem em estar formalizado.


O Livro Caixa é na maior parte das vezes utilizado pela pessoa responsável pelos pagamentos e recebimentos no negócio, podendo assim ter um controle eficaz da parte financeira.


As anotações devem ser metódicas, diárias e detalhadas.

Não se deve anotar rendimentos futuros ou notas que ainda não compensaram e cheques pré-datados, despesas a pagar ou compras com boletos a vencer, isso deve ser lançado como despesa e dado baixa no dia do pagamento.


Todos os comprovantes de pagamentos devem ser guardados pois são eles que ajudarão a preencher o Livro Caixa corretamente (pode ser de gastos de energia elétrica, aluguel, água, telefone, material de expediente (escritório) e de limpeza, bem como reparos e conservação do local, etc.)


Crie o hábito de fazer o que tem que ser feito no momento que deve ser feito e verá no futuro que aquilo entra na sua rotina diária e se torna simples e verá inúmeras vantagens pode ter seguido pelo melhor caminho e não pelo mais curto as vezes.


Não deixe para lançar depois, pois isso trará um acúmulo de tarefas e sempre alguma acaba sendo esquecida.


Estrutura do Livro Caixa

Deve-se conter no Livro Caixa: - - data do registro; - breve histórico; - entradas e saídas (débito e crédito, respectivamente, lembrando que não se usa os dois em um mesmo registro); - saldo atual da conta Caixa (saldo anterior mais débito ou menos crédito da conta em questão).

Exemplo:

Obs.: Em nosso caso temos uma coluna com os REGISTROS que é onde são lançados automaticamente pelo sistema as vendas em cartão de crédito, débito e também os recebimentos vindos de vendas em carteira.


Utilizando essa regra observe que todas as despesas estão lançadas na coluna “saída” e após a exclusão dessa despesa, por algum motivo necessário esse valor retorna ao caixa como entrada pois é um valor que retorna ao caixa da empresa.


Observe também que em caso ocorra um cancelamento de uma venda o mesmo será registrado no livro onde o valor desta receita é retirado da coluna “entrada” e adicionado na coluna “saída”, temos também as vendas em cartão de crédito e débito que são lançadas na coluna “registro” onde é calculado nas suas entradas mais não existe em espécie esse valor, que deverá ser conferido em seus extratos de recebimentos dos cartões.


Entendemos que somente seguindo essa regra poderemos dar certeza a você cliente que o seu livro caixa é fiel ao seu negócio.


Atenciosamente equipe de Suporte ao cliente Kontrole.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page