top of page
Buscar
  • AppKontrole

A hora é agora.

Prepare seu Negócio.

É preciso entender o novo consumidor e estar preparado para o atender.


Ele veio de encontro com esse momento, onde o presencial e o on-line devem ser momentos que tenham harmonia, não traga surpresas desagradáveis e que possam trazer em alguns momentos algum tipo de conhecimento.


É o momento de você representante ou lojista, conhecer o consumidor que escolheu ser seu “cliente”, conhecer os seus hábitos de consumo, as suas preferências sem que ele veja isso como um tipo de bisbilhotar sua intimidade apenas para vender, ele precisa entender que você quer apenas modelar o seu negócio para o atender cada vez melhor.


E para você é uma forma de planejar e definir estratégias de mercado, novos produtos, novas marcas, novas oportunidade de ganhos, melhorando ainda mais seu MIX.


Saiba como preparar o seu negócio.

Vindo de um momento que assustou a todos a pandemia, o consumidor de 2023 está preocupado com questões sociais, ambientais e de tecnologia.


Enquanto os anos de 2020 e 2021 foram anos para se reinventar, as empresas agora procuram por novas oportunidades neste momento de retomada.


A visão do consumidor mudou em relação aos produtos e suas experiências.


Nesse momento sua prioridade foi remodelada e devemos estar atentos aos novos hábitos de compra.


Esses “novos” clientes estão divididos e bem definidos vamos analisar a seguir.

  • 1 - Alguns, tem o traço definido tem foco nas ações, buscam soluções, bem como serviços simples e objetivos para o problema do momento.

  • 2 - Outros são, os novos românticos focam na melhoria de vida, criam laços emocionais, se interessam por sustentabilidade, valores pessoais as vezes diferente da maioria, os valores, saúde corporal e emocional.

  • 3 - Alguns são assim não tem foco em uma coisa apenas, fazem várias coisas ao mesmo tempo querem flexibilidade e liberdade.

  • 4 – E por fim, os que têm foco em temas sociais e de saúde mental, voltados para o bem-estar, os que amam a natureza e momentos a sós para se equilibrar e continuar.

  • Bom chegou o futuro.


A assustadora pandemia vai ficando lentamente para trás, mas precisamos lembrar todos nós fomos atingidos de alguma forma, pessoal ou social.


Estamos em um momento diferente de ver o mundo, nosso lar foi repensado, hoje muitos trabalham de casa, os costumes foram redefinidos.


Está diferente o nosso relacionamento com os “fatos” e não apenas as pessoas, tudo teve uma mudança significativa.


Curtimos o hoje, o agora e vivemos sim o hoje, mais sendo prudentes e refletimos mais nas questões familiar.



O consumidor do futuro não tem uma nova cara, ele está diferente ele quer liberdade de escolha e isso no momento dele, então você precisa estar atento e colocar em sinergia o seu momento On-Line e Off-Line, atendendo o cliente nos dois momentos.


  1. O On-Line quando você está ali com ele no seu momento de compra e já faz sua venda e o atende de forma espetacular e personalizada.

  2. O Off-Line quando você não está por perto e ele quer comprar, veio ali naquele momento o desejo de compra, e é em um horário não comercial ou você está em outra região.

Nos dois momentos você precisa estar presente, e é importante a sinergia dos dois modelos, seu negócio precisa presente e ativo no momento do atendimento pessoal com seu o cliente e você precisa ser lembrada (o) quando for para um atendimento por seus canais digitais, loja On-Line, Facebook, Instagram, etc.


Se as mudanças estão afetando o mercado como um todo, quem vive no mundo da moda, dos cosméticos, dos cuidados com o corpo, das vendas porta a porta de todos os tipos, sim deve ter uma sensibilidade a mais.


Não é apenas uma questão de seguir as novas regras, novos rumos, sem ter um pouco de conhecimento e sim precisa é entender o que quer esse consumidor realmente.


Em alguns casos será preciso ter um pouco de tempo, e construir uma nova identidade On-Line para seu negócio ou marca, redefinir valores, estratégias e alguns processos.



Entenda que talvez muito do que você fez não servirá mais, e para você compreender isso, será necessário se dedicar e estudar, ter paciência, e buscar a empatia e muita atenção com alguns detalhes.


Seu alinhamento com o esse consumidor irá requer flexibilidade, uma conexão humana e conectividade para momentos adversos, sempre com o uso das tecnologias em favor da sustentabilidade que o momento exige.


É necessário antecipar-se e pensar em estratégias para não ser surpreendida (o) por essa nova realidade.


Precisa analisar o comportamento do consumidor e estar atenta (o) às conversas e percepções isso sempre será importante neste novo processo.



No momento de transição.

Agora 2023 trás promissoras mudanças na forma de consumo, novas visões em gestão e estratégias no seu modelo de negócio, talvez um bate papo ou rodada colaborativa com algumas clientes procurando saber mais do comportamento de algumas formadoras de opinião poderá te ajudar a entender e ser mais assertiva nas ações, ganhando tempo.


Nos últimos 2 anos nossa percepção sobre nossos clientes entrou em um processo de transformação, conquistamos novos clientes e perdemos alguns antigos e ainda não paramos para ver o que aconteceu de fato para essa situação, estamos acelerando novamente e nossa visão lateral do momento está passando despercebida.


Bom redefinimos nossas prioridades, adaptamos nosso tempo, nossa vida, nosso momento intimo, tudo acabou de alguma maneira mudando, e você e sua percepção e a sua sensibilidade com o novo momento, isso é real, não estamos falando de subjeções ou fantasias futurísticas ou de algo isolado.


Entenda que para alguns o período da pandemia foi um momento perda da liberdade e talvez seu emocional também tenha sido abalado.


Já, para outros, foi um momento de inovar e refletir se propondo uma grande mudança, ou apenas seguir com algumas novas restrições e situações desse novo modelo de viver.


Não podemos ignorar que foram grandes as lições aprendidas neste período.


Grandes fabricantes e suas marcas se reinventaram e alguns até reviram seus conceitos adotando um novo modelo como o famoso antes de depois da pandemia.


Te convido a encarar esse novo momento e dar uma oportunidade ao seu NEGÓCIO com as estratégias mudaram de foco, foram criados novos conceitos de descontos e novas maneiras para fidelizar o cliente, de uma maneira que esse cliente se sinta acolhido e não usado pelo fornecedor ou marca.


Será importante ainda desenvolvermos alguns serviços e iniciativas que possam criar relações emocionais da marca ou fornecedor com o consumidor.


As experiências de venda sempre serão um ponto forte, algumas marcas entenderam isso e já fazem um trabalho sentimental com suas clientes, e em função disso a cliente já tem uma relação de confiança com os produtos, então o atendimento virtual nesse caso será muito mais agradável para a cliente, pois irá ter a facilidade de encontrar o que está precisando no seu melhor momento de compra a experiência será agradável e favorável a ela que irá comprar tudo o que você disponibilizar.


O consumidor atual.

O primeiro traço do perfil do consumidor atual é também a compra por meios digitais.


Apesar de ser diferente do comércio


presencial, o mercado digital/eletrônico oferece uma possibilidade de atendimento pessoal diferenciado, dando ao consumidor uma outra oportunidade de compra e outras experiências aos usuários, por ser prático, de fácil acesso sendo hoje uma das opções mais usadas.


Um fator muito importante nesta nova era é gerar confiança, já que eles estão em busca da verdade.


Assim, com novas formas de segurança do usuário, com proteção dos dados digitais, e com o público mais interessado, conquistar clientes por meio da segurança é essencial.

• Entender o perfil do seu cliente;

• Estar atendo e prestar atendimento pessoal para cada caso;

• Entender e Atender as necessidades, mantendo o cliente próximo e confiante;

• Apresentar sua marca, passando confiança e quais os objetivos;

• Oferecer opções que mais agregam resultado ao seu negócio;


Como oferecer o meio digital para seu cliente?



Primeiro precisa conhecer muito bem o cliente esse é o primeiro passo e para entender quem é esse consumidor.


A era digital é na verdade a era da transparência, sendo assim para você ter uma relação de verdade é preciso:

• Ter bem claro o objetivo da venda digital;

• Exibir sempre produtos que o cliente possa comprar sem ficar com dúvida;

• Ser prestativo e rápido em caso de dúvida, dando canais para esse esclarecimento;

• Os produtos oferecidos precisam ter sinergia com seu negócio físico;

• Trazer cases de sucesso e avaliações de outros clientes é importante também;


Conquistar um cliente não é uma tarefa fácil e a empresa precisa investir em promoções atrativas para fidelizar este cliente. Dessa mesma forma, o atendimento único mantém um cliente. Quanto mais íntima for, mais possibilidade de aproximação.


E como tratar o cliente a distância?

Independente de quem seja esse cliente, com certeza vai mudar o seu mercado, assim, é bom se preparar, este é um consumidor com um perfil muito mais engajado para comprar.


Sendo assim é importante conhecê-lo e entender suas preferências e prioridades.


Para conhecer seu cliente e personalizar o atendimento, você deve ter além de uma página de venda, precisa ter uma ferramenta de CRM, ou um sistema que já faça as duas coisas em uma única atividade.


Assim, ficará mais fácil armazenar as informações e os dados que podem ajudar na conversa com eles.


Criar e aplicar suas estratégias, será muito relevante, pois entendendo o perfil do cliente, você pode oferecer outros produtos que podem acrescentar novos resultados para sua empresa e proporcionar uma nova experiência de compra para o cliente.


Você conhecer tecnicamente todos os seus produtos é indispensável, para que todos os processos deem certo.


Faça um pós venda qualificado para que os clientes se sintam bem no momento da efetivação de novas compras.


Sincronizando o ON LINE e o OFF LINE

Conhecer e Entender, pois é preciso compreender os diversos perfis que compõem sua lista de clientes os consumidores dos seus produtos/serviços.


Qual deles é a base do seu público-alvo, faça uma análise, o que a persona do seu cliente busca?

• Qual será a melhor abordagem para atingir suas dores e necessidades?

• Como traduzir em produtos ou serviços seus desejos, em um mercado mudando cada vez mais rápido?

• O que fazer para alinhar a sua estratégia de identificação com as necessidades?

• Como definir MIX de PRODUTOS e SERVIÇOS;

Tipo da lista: A, A/B ou B, B/C, analise e escolha itens que mais te interessa.

• Qual o raio de atuação do meu NEGÓCIO?

Qual a Distância para entrega ou cidade ou bairro.

• Apenas clientes com pré ca


dastro, ou já cadastrado, não aceito novos clientes;


Bom todos estes aspectos precisam ser entendidos ser claros e estar respondidos, em um modelo de negócio que você terá que definir.


Essas ações irão criar seus métodos e metas e direcionar suas ações, ao buscar o engajamento usando os canais mais importantes para divulgação as Redes

Sociais do seu NEGÓCIO, isso irá ajudar a criar diferenciais que poderão aumentar a identificação e consequentemente a fidelização dos CLIENTES e também essas ações trarão novos LEADS que se tornaram CLIENTES.


Fique sempre antenado para qual tendência está indo o mercado, você vai conseguir planejar lançamentos de novidades e de acordo com o perfil de consumidores da sua linha de produtos ou serviços.


Prepare-se: o novo chega amanhã

Você empresária ou empresário não interessa qual o tamanho do seu negócio hoje, vocês precisam estudar o mercado e ir se adaptando à essa nova forma de consumir.


Olha a pandemia trouxe uma nova forma de ver o mundo, as pessoas os produtos e os serviços.


A forma de compra mudou e as aquisições on-line aumentaram significativamente.


Quem não se adaptar nesta modalidade, terá muita dificuldade em se manter em destaque e talvez terá até dificuldade de manter seu negócio ativo, em um cenário competitivo como o que temos hoje.


Trabalhar estratégias mais assertivas fazer seu estoque girar e apurar o LUCRO e apenas tendo um sistema onde você consiga fazer essas análises será possível acompanhar tudo de perto e não se perder.


Tenha sempre em mente:

O que fazer para despertar o interesse do cliente em meus produtos/serviços?


Se estruture e cresça, lembre o futuro chegou.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page